Tai Chi Chuan 太极拳

O Tai Chi Chuan é uma arte de origem chinesa, inicialmente criada como arte marcial, que ao longo do tempo se desenvolveu e mostrou suas excelentes qualidades no desenvolvimento da saúde e longevidade de forma extremamente eficiente e transformadora.

As práticas enfatizam técnicas de exercícios de alongamento, fortalecimento e respiração, visando a harmonia, tranquilidade e equilíbrio. É uma arte de meditação em movimento, onde a pessoa busca a plena presença com seu interior e o ambiente.

O Tai Chi Chuan é destacado entre as melhores atividades para a saúde, de acordo à Escola de Medicina de Harvard (confira abaixo os links).

“Um crescente corpo de pesquisas cuidadosamente realizadas está construindo argumentos convincentes para o Tai Chi ser um complemento ao tratamento médico padrão na prevenção e reabilitação de muitas condições comumente associadas com a idade”, diz Peter M. Wayne, professor de medicina de Harvard. Fonte: The Division for Research and Education in Complementary and Integrative Medical Therapies, Asian Medicine Research Program; consulta refeita em junho de 2011 no site: Osher Center

Prof. Castro Junior é representante da Família Yang de Tai Chi Chuan. Aos 16 anos iniciou seus estudos formais no Estilo Tradicional da Família Yang de Tai Chi Chuan, tornando-se instrutor pela SBTCC (Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental) e se dedicando ao ensino desta arte desde 2003. Em 2014, foi reconhecido na China como discípulo do mestre Song Bin, 5a geração da Família Yang de Tai Chi Chuan, discípulo do Gran Mestre Yang Zhenduo, e continua estudando com seus antigos professores e com mestre Yang Jun, atual patriarca da Família Yang de Tai Chi Chuan.

Benefícios da Prática:

  • Aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição
  • Fortalecimento do sistema nervoso
  • Aumento da atenção e concentração mental
  • Equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo
  • Conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções
  • Prevenção e redução do estresse e da sobrecarga mental
  • Aumento da flexibilidade, proporcionando relaxamento muscular
  • Fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças
  • Superação dos medos e limites, dentre outros

Áreas de Aplicação:

  • Saúde: como complementação terapêutica e sistema preventivo a ser aplicado
    em consultórios, hospitais, clínicas.
  • Psicológica: complementação terapêutica e auxílio em consultório, como terapia corporal e de relaxamento.
  • Desportiva e educacional: como prática regular a ser aplicada em escolas, universidades academias, escolas de dança, espaços culturais.
  • Empresarial: não importa o tamanho da empresa ou sua área de atuação,
    os exercícios podem ser aplicados dentro delas, em sistema de exercícios matinais – exercendo influência preventiva, ou após o expediente – como fonte restauradora da energia dos funcionários.
  • Artes Marciais: técnica complementar útil a diversos estilos, sendo uma prática
    que promoverá força, agilidade, concentração fina e grande energia aos praticantes de artes marciais.

Saiba mais sobre os benefícios:

Em português:

Benefícios para a Saúde com o Tai Chi Chuan – parte I

O poder do Tai Chi Chuan – Dando vida à Vida

1º capítulo guia de tai chi da faculdade de medicina de harvard

Tai chi chuan é ideal para quem já passou dos 50

Saiba mais sobre a definição, história e os estilos de Tai Chi Chuan:

Tai Chi Chuan Arte Milenar

Tai Chi Chuan no EQUILIBRIUS

Tai Chi Chuan Tesouro da Herança Cultural Chinesa

Tai Chi Chuan Familia Yang

Os Mestres da Família Yang

A Evolução do Tai Ji Quan da Família Yang, Por Gu Liuxin

A arte marcial mais popular do mundo, Por Mestre Yang Jun, 5ª Geração da Família Yang de Tai Chi Chuan

In English:

Harvard Health Publish – The health benefits of Tai Chi