Fotos Tui Shou – Piracicaba 2018

Fotos do Seminário de Tui Shou com o Prof. Castro Jr. em Piracicaba, em abril de 2018.

Jin Li – Cumprimento no Tai Chi Chuan

Origem do texto: http://taichichuanpiracicaba.blogspot.com.br/2013/04/…

É uma saudação ou cumprimento que foi criado na Dinastia Ming (1368-1644), na China pelos lideres revolucionários. E com o passar dos tempos passou a ser utilizados pelas escolas de Artes Marciais Chinesas como cumprimento oficial utilizados até os dias atuais.
O cumprimento é feito com a mão direita fechada e com a esquerda aberta sobre a direita.Esta simbologia tem como significado a junção do conhecimento e da força.
Mão fechada= “O Sol” que é a força, o marcial.

Mão aberta = “A Lua” que é a filosofia, técnica e a sabedoria e também a Arte. Cada dedo mão aberta tem significados com ideais políticos da época apresentados a abaixo:

Primeiro – Dedo fechado – A humildade.

Os quatro dedos abertos representam as quatro educações que são:

Segundo – Educação Moral.
Terceiro – Educação Intelectual (Arte).
Quarto – Educação Física (Marcial).
Quinto – Educação Comunitária (Sociabilidade).

Seminário de Tui Shou Com o Professor Castro Júnior em Piracicaba – 2018

O Tui Shou abre um amplo horizonte para que os praticantes de Tai Chi Chuan aumentem sua sensibilidade, compreendam melhor os movimentos e energias usadas na Forma, e, ao mesmo tempo, desenvolvam o sentido da “audição interna”, que surge do contato com o corpo do colega durante as práticas. Prática dos círculos horizontais, verticais e de duas mãos. Prática dos quatro princípios: zhan, nian, lian e sui, e apresentação das oito energias.

Para seguir o seu “oponente”, é necessário esquecer-se de si mesmo. Ao nos abrirmos para o “outro”, por meio do contato, nessa abertura, nesse relaxamento, nos conectamos profundamente com “ele”. Este é um dos pontos fundamentais do treinamento de Tui Shou.
Detalhes aqui: https://www.centroemharmonia.com.br/evento/seminario-de-tai-chi-chuan-com-o-prof-castro-junior-em-piracicaba-abril-de-2018/
E no facebook: https://www.facebook.com/events/153892275429335

Aula Corporativa de Tai Chi Chuan

Evento corporativo Dia do Desafio, em 2017, na Leroy Merlin – Aula corporativa de Tai Chi Chuan, Chi Kung, exercícios respiratórios e auto massagem. Funcionários com qualidade de vida elevam o ambiente e a produtividade da empresa.

O que é Tai Chi Chuan?

Gran Mestre Yang Zhen Duo (de Branco) e Mestre Yang Jun

Gran Mestre Yang Zhen Duo (de Branco) e Mestre Yang Jun

O que é Tai Chi Chuan? Você já ouviu falar muito disso e do quanto é benéfico para a mente e para o corpo, mas não sabe exatamente do que se trata? Veja: Da Associação Internacional de Tai Chi Chuan: “O Tai Chi Chuan (taijiquan) é uma arte marcial chinesa. É uma das artes marciais internas, assim como o Xingyiquan e o Baguazhang. O método da prática do Tai Chi Chuan é: relaxar (song) na suavidade, unificar a suavidade para tornar-se duro, a força e a suavidade se apoiam. O Tai Chi Chuan enfatiza como confrontar seu inimigo: “Ele não se move; eu não me movo, ele começa a se mexer, eu já me movi, eu começo mais tarde e controlo primeiro”. Tai Chi Chuan é aderir e grudar, conectar e seguir, não separar e não resisitir, dobrar-se para estar ereto, relaxado e estendido, internamente e externamente consistente, use a quietude para controlar o movimento, use a suavidade para controlar a força.”  Segue outros trechos do artigo da Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang, para que você saiba melhor o que é o Tai Chi Chuan e seus benefícios: Continue a ler

Tai Chi Chuan e Respiração

Trevor Drinen – Breath Art in Fractal Enlightment www.fractalenlightenment.com

O controle da respiração é um elemento essencial no Tai Chi Chuan. A respiração abdominal é a principal no Tai Chi Chuan e em várias outras artes orientais. Quando os Mestres afirmam que voltam à infância, isto não é apenas uma fantasia poética. Quando praticamos a respiração abdominal não só respiramos da maneira que costumávamos fazer quando éramos crianças, mas também nossas funções são renovadas.

Os Mestres se referem à respiração abdominal como natural e à respiração torácica como inversa. A respiração abdominal é ensinada pela natureza e a torácica é aprendida pelo homem. Isto pode ser verificado facilmente se compararmos a respiração de bebês com a dos adultos. Os bebês respiram com o diafragma, um grande músculo que divide a cavidade peitoral do abdômen. Quando o diafragma sobe e desce numa respiração plena, todos os órgãos internos são massageados e irrigados com o sangue mais oxigenado. Continue a ler

A porta para o caminho – Tai Chi Chuan

Publicado originalmente em https://www.segredodosmestres.com.br/single-post/2018/03/16/A-porta-para-o-caminho

Em 2012, o Mestre Yang Jun, 5o. detentor da Linhagem de Tai Chi Chuan da Família Yang, realizou sua primeira cerimônia de discípulos em Taiyuan, na Província de Shanxi, China.  (…) Este foi um momento bastante importante e eu diria até que um marco histórico na continuidade da transmissão da linhagem de uma Família de Tai Chi Chuan.  A primeira geração de discípulos do Mestre Yang Jun foi composta na sua maioria por ocidentais, alguns dos pioneiros na difusão dos ensinamentos da Família Yang fora da China.

(…)  Desde 2012 até este ano (2018) houve cinco cerimônias que receberam dentro da Família Yang de Tai Chi Chuan cinco gerações de discípulos (2014, 2015, 2017 e 2018) através do Mestre Yang Jun. Mas não é apenas o detentor da linhagem que pode convidar seus alunos para adentrar o portão da Família. Alunos muito antigos do Mestre Yang Zhenduo também o podem fazer. Como o Mestre Song Bin, que abriu as portas para o discipulado em 2014 na cerimônia onde esteve presente um brasileiro, único entre os chineses: José Luiz de Castro Júnior (instrutor de Tai Chi Chuan). Mestre Song Bin é um dos maiores expoentes na difusão do Tai Chi Chuan da Família Yang na China.

(…)  Compartilhamos algo em comum com os nossos mestres do presente, passado e futuro. A missão e o desejo de levar o conhecimento e o Tai Chi Chuan da Família Yang para a Humanidade. Perante as dificuldades, os obstáculos, as agressividades e intempéries da vida e do mundo, este é o momento de um grande abraço, um abraço fraterno, receptivo. Sabemos que perante o compromisso que estabelecemos levaremos adiante o coração da linhagem com cuidado e responsabilidade. Leia a matéria completa aqui

Posição de árvore – Zhan Zhuang 

“Meditação em pé é a prática de Zhan Zhuang. Traduzindo diretamente, Zhan significa estar em pé e zhuang significa poste, ou ficar em pé como um poste. É assim chamada porque você fica parado e não se move. É utilizada comumente no Chi Kung para acalmar a mente. Nós utilizamos este método como treinamento fundamental quando praticamos artes marciais.

Zhan Zhuang é o exercício estático perfeito. Manter esta postura irá naturalmente fortalecer as pernas e ajudar a criar uma raiz estável. Acalma a respiração e ajuda a desenvolver o seu chi. Nutrir a sua respiração fortalecerá sua energia interna. Quando sua respiração é unificada com sua energia interna, seu corpo externo se torna forte. Continue a ler

Enfeitar o Pavão

Autora: Prof. Chen  Xiaofen

Uma das milhares de fábulas chinesas

成语 (chéngyǔ)
– 画蛇添足 (huà shé tiān zú)

成语 (chéngyǔ):
É um específico estilo idiomático da Ásia, presente no idioma chinês, japonês, coreano e no vietnamita etc. São expressões fixas, como se fossem provérbios, geralmente carregam fábulas, histórias e significados filosóficos. Esse tipo de expressão idiomática geralmente são formadas por quatro ideogramas, o seu uso é muito amplo no chinês clássico 文言文 (wényánwén), também no dia a dia.
Hoje vamos aprender um: Continue a ler